Responsabilidade social
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE CLÁUDIO – ISCHS
RESPONSABILIDADE SOCIAL – UMA ALAVANCA PARA SUSTENTABILIDADE
CLÁUDIO – MG
08/2009
2- O ambiente como estratégia empresarial
O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Devido a crescente e assustadora degradação do meio ambiente, as empresas sentem-se obrigadas a mudar seus paradigmas e incorporar aos objetivos de obtenção de lucros a responsabilidade social, visto que a continuidade, como um todo, e a referida responsabilidade social abrangem o bem-estar da população.
O desafio lançado às empresas é ter uma prática empresarial sustentável sem agredir os recursos naturais. Qualquer que seja a atividade, esta não deve ser pensada ou praticada em separado propondo uma nova maneira de olhar e transformar o mundo.
Uma forma de obter sucesso e motivação na Administração Ambiental é o seguimento das leis e a melhoria da imagem da empresa, todos relacionados a princípios éticos e a idéia de resolver os problemas ambientais sem prejudicar a empresa. Por outro lado o Gerenciamento Ecológico tem sua motivação pela preocupação com o bem star das futuras gerações, levando a uma mudança de valores na cultura empresarial.
A necessidade de se preservar o meio ambiente deixou de ser preocupação isolada de grupos ambientalistas e de organizações não-governamentais. A humanidade já se conscientizou de que a sobrevivência de todos depende da preservação do meio ambiente, as empresas são consideradas sistemas vivos, ou seja, sua preocupação não está voltada somente ao resultado final e sim aos meios e formas utilizados na produção, criando um novo estilo de administração conhecido como administração sistêmica.
3. O Parecer de Iniciativa sobre a Responsabilidade Social (2001) diz que: A Responsabilidade Social é a integração