Sustentabilidade
Disciplina: Economia e mercado Prof: Angela Maria Tofoli
Relatório da palesta de empreendorismo e sustentabilidade
Toda ação gera uma reação, pense nisso.
O que realmente importa para cada pessoa se não a sua própria sutentação (próprio corpo), tem gente que confunde o verdadeiro significado de sustentabilidade.
Devemos empreender e rever nossos conceitos, sustentar-se de maneira que favoreça ou beneficio outro. Sim, enxergar o outro é essencial para um mundo melhor.
Sustentabilidade se faz pela união de três aspectos:
• Ambiental
• Econômico
• Social
Um esta ligado ao outro e o poder está em nossas mãos.
Para nos mantermos precisamos de alimentação, moradia, segurança, educação e lazer. Estes são os básicos, o resto é superfluo.
A mídia, a modernidade nos empõe que o consumismo é correto, que ao comprar você se torna melhor que o outro. Mas pense um pouco, quanto mais se tem, mais trabalho e tempo se empregam para cuidar de seus bens, isto é uma ação que não tem fim.
Se as nossas necessidades para viver são tão básicas, para que tanto esforço por coisas inuteis e obsoletas. Os objetos devem ser bem usados, ao maximo possível, ou ainda usar coisas duráveis até que realmente terminem, e evitar a troca frequentemente, ou seja ter um consumo consciente.
Essa atitude sim nos trará sustentabilidade. A felicidade está na simplicidade, não vai ser adquirindo coisas mais modernas ou tendo muito dinheiro que o fará mais feliz. E o tempo, este passa rapidamente, e nem com todo o dinheiro do mundo o tempo jamais voltará.
É necessario repensar o uso do seu tempo por coisas essencias que o fazem feliz.
O companheirismo contribui mais para o bem estar do que o dinheiro. O tempo com a família, com a comunidade, ou aprendendo coisas que nos da energia, bem estar psicológico.
Troque o “ter” que despreza o meio ambiente e o ser humano, pelo “ser”