responsabilidade social
E para assegurar a continuidade e a sustentabilidade desse processo, é essencial que as empresas sejam também Social e Ambientalmente Responsáveis.
Assim, estabelecendo uma atenção integral pelas partes interessadas, a empresa assume uma postura genuinamente responsável em todas as dimensões. Sobretudo, é fundamental que suas interações com colaboradores, clientes, fornecedores, sócios, acionistas, governos e com o próprio meio ambiente sejam presididas pela ética e pela transparência.
Algumas organizações, além de buscar a Responsabilidade Econômica, a Responsabilidade Legal e a Responsabilidade Socioambiental na esfera de influência direta de seus negócios, vão além disso. Elas estabelecem critérios de relacionamento ou desenvolvem programas que visam, por exemplo, disseminar práticas empresariais sustentáveis junto aos seus fornecedores, comunidades, distribuidores ou parceiros estratégicos, ou, ainda, junto aos fornecedores de seus fornecedores e assim por diante, modificando positivamente todo um conjunto de atividades que gravitam, direta ou indiretamente, no seu entorno. Nesse grupo estão ainda empresas que realizam investimentos de caráter social, voltados à comunidade ou que apóiam a promoção de uma determinada causa social, como, por exemplo, o combate ao trabalho infantil, os direitos da mulher ou a educação para a preservação do meio ambiente.
São empresas que denominamos de co-responsáveis pelo Todo, ou seja, empresas que buscam a sustentabilidade mediante ações que ultrapassam a esfera de influência direta de seus negócios.
Portanto, empresas ou negócios Sustentáveis são aquelas em que essas quatro dimensões são simultânea e sistematicamente trabalhadas.
Empresas