deslizamento de barreiras
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LIGA METÁLICA
Disciplina: Ciência dos Materiais
Docente: Cleyla Calheiros
MACEIO – AL
2014
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LIGA METÁLICA
ALUNOS:
DJACI MOREIRA LOPES
NAYANE ALVES MARANDUBA
VALDENI AURELIANO DE LIMA
MACEIO – AL
2014
1- EM QUE DEFEITOS INTERFEREM NAS PROPRIEDADES? EXEMPLIFIQUE MATERIAIS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFEITO.
Corrosão é a deterioração de metais causada por processos eletroquímicos das reações de oxirredução. Para entender melhor como funciona esse processo, é importante esclarecer os seguintes conceitos:
• Oxidação é a perda de elétrons.
• Redução é o ganho de elétrons.
• Reação de oxirredução é aquela em que ocorre transferência de elétrons entre os átomos evolvidos.
A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico.
O ferro, por exemplo, oxida-se facilmente quando exposto ao ar e à umidade. Nesse processo de oxidação do ferro (chamada de ferrugem em linguagem comum) estão envolvidas várias reações: Note que a umidade e o ar estão presentes em todas essas reações, eles são fatores fundamentais, pois sem água e oxigênio a corrosão não acontece.
Existem fatores que por si só não provocam corrosão, mas são capazes de acelerar o processo. Um exemplo disso é a presença de gás carbônico (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e outras substâncias ácidas no ar, que deslocam a reação catódica para a direita (princípio de Le Chatelier), fazendo com que a ferrugem se forme mais rapidamente. Ambientes salinos, como o mar e seus arredores, também contribuem para o processo de corrosão porque aumentam a condutividade elétrica.
Assim como o ferro, muitos outros