Deslizamento de terra
Luiz Gustavo de Lima e Silva
Quando acontecem desastres naturais, como os tornados e tsunamis, eles tendem a chamar a atenção do mundo todo.Raramente os deslizamentos de terra chegam às manchetes da mesma maneira que os vulcões e os terremotos que podem causá-los, mas quando a terra literalmente vai por encosta abaixo, o efeito geralmente é pior que a causa.
O que são deslizamentos de terra ?
Os deslizamentos são uma forma de movimento de massa, que envolvem o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso vertente abaixo, normalmente induzidos pela gravidade. Esses movimentos podem ocorrer lentamente durante anos ou podem acontecer em questão de minutos. Um movimento de massa pode ser tão pequeno quanto as pedras que você chuta na rua ou tão grandes quanto o deslizamento causado pelas chuvas em Nova Friburgo.
Movimentos de Massa
Os movimentos de massa são eventos erosivo/deposicionais muito importantes. Como tal,
“Designam-se por movimentos de massa (frequentemente designados, com pouca precisão, por "movimentos de terras" ou "landslides") quaisquer movimentações de rochas ou de rególito numa superfície inclinada, induzido principalmente pela gravidade. são altamente modeladores da superfície terrestre, isto é, da paisagem.”
No escorregamento, uma grande parte de um sedimento se solta em um pedaço único em vez de em pequenas partes. Acontece quando a base não pode mais suportar o peso que está no topo. O sedimento envolvido geralmente está molhado ou se assemelha a barro, e quase sempre a água é o fator da descida. A água acrescenta massa à camada superior do sedimento ou desgasta o solo na base, enfraquecendo a ligação entre as camadas superior e inferior. É possível que você já tenha visto um escorregamento, se já tiver ido a um lago ou à praia e ficou parado na areia molhada: ele simplesmente afunda em um único bloco.
Meteorização e erosão
A erosão consiste basicamente na remoção física