Desmoronamentos
Problemas Ambientais Desmoronamento do Relevo
Os desmoronamentos são um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação ou materiais de construção ao longo de terrenos inclinados, que são chamadas encostas.
Ocorre em áreas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas.
O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos naturais ou antrópicos, causam problemas imediatos para a população, independente de sua condição social, e também para o meio ambiente.
Causas:
Há vários fatores que influenciam as ocorrências desses desmoronamentos.
Tipo de solo: sua constituição, granulometria e nível de coesão;
Declividade da encosta: cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição: que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.
Ação direta do Homem: Por meio de construções irregulares e desmatamento da mata local
Meios Naturais: A erosão do solo por meio da água e os terremotos são fatores naturais que causam desmoronamentos.
Consequências:
Fora os prejuízos materiais, os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas fatais . Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em Angra, em janeiro de 2010, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de atrito entre os solos. O fenômeno ocorreu por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade. E