Responsabilidade social
A responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido de duas maneiras:
A primeira no nível interno nas relações com os trabalhadores e todas as partes afetadas pela empresa e que podem influenciar no alcance dos seus resultados.
A segunda no nível externo são as consequências das ações de uma organização em seu meio ambiente, e nos seus parceiros de negócio e o meio que estão inseridas.
As instituições e corporações, assim como a sociedade começaram a condenar os danos causados ao meio ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e a fiscalização pelos órgãos reguladores, legislativos e governamentais a produção de medidas e leis que melhorassem a vigilância dessa questão.
Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. A década de 70 é quando a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Assim começamos a fase onde as empresas já se preocupavam com os impactos causados pela sua instalação em novos locais, em relação tanto aos impactos causados no meio ambiente quanto a sua relação com as pessoas daquele local.
Exemplo: uma empresa se instala em uma cidade pequena do interior, ela ocupa um espaço fisico de suas instalações, ela consome energia que aumenta demanda daquela localizade, e ela gera uam nova demanda de transporte de sua produção, e novos habitantes temporarios ou não para essa região.
Problemas podem ser: O espaço fisico utilizado para suas instalações poderia antigamente ser um pasto ou campo de futebol, onde as pessoas irão