relatorio
1. Identificação do Paciente
Nome: Valter Junior Braga Cabreira
Idade: 13 anos Data de Nascimento: 14/09/2000
Filiação: Mãe: Solange mentes Dantas da Silva Pai: Valter Braga Cabreira
Naturalidade/Nacionalidade: Brasileira
Estado Civil: Solteira
Telefone: 96036959
Endereço (Rua, Nº, Bairro): Jardim dos Coqueiros
Com quem reside: Mãe, padrasto.
2. Dados da Sessão
Data/Horário: 11/11/2013 – 20h00m
Entrevistador (a): Paulo Junior RGM: 132.402/ RGM: 132.410
Supervisão Professora: Luciana Regina Prado Garcia Mariano
Entrevistado (a): Valter Junior Braga Cabreira
3. Planejamento da Sessão:
Foi realizada a aplicação do teste HTP. O teste da casa-árvore-pessoa, geralmente designado por HTP, foi desenvolvido por Buck e publicado em
1948.
A escolha da casa, árvore e pessoa como conceitos gráficos foi justificada por Buck, por serem familiares a todas aspessoas, inclusive a crianças pequenas e porque tinham melhor aceitação em sujeitos de todas as idades, além deserem conceitos simbólicos férteis em termos de significação e simbolização inconsciente.
A partir da análise quantitativa dos desenhos, Buck propôs uma estimativa das inteligências do indivíduo. Como técnicaprojetiva cada desenho completo deve ser considerado um autorretrato, bem como um desenho do objeto valorizadonegativa ou positivamente pelo sujeito com todos os detalhes que tem.
É analisado o significado dinâmico dos elementos construtivos e, para isto concorre não só o símbolo inerente a casa, àárvore e à pessoa, mas também as questões que se colocam sobre os desenhos, após a elaboração destes.
4. Relato Clínico – 3ª Sessão
Aplicamos o teste HTP no paciente, ao qual foi praticamente a sessão inteira. Não houve comportamentos estranhos e nem falas diferentes, a não ser quando questionado sobre se alguém já machucou essa pessoa, o paciente começa a chorar dizendo que brigou com a mãe e disse que não a amava, mas