Responsabilidade social
A responsabilidade social iniciou-se na década de 50 nos Estados Unidos, e logo depois nos anos 60 na Europa, exatamente após a guerra, pode ser entendida como toda e qualquer ação que possua contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Os stakerolders envolvidos nesse processo na parte interna das empresas abrange fundamentalmente quatro áreas: a gestão de recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação a mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais. No âmbito externo podemos citar: clientes , fornecedores, comunidade local,associações patronais , sindicais e gerações futuras. Entre as vantagens da implementação de um sistema de gestão da responsabilidade social, destacam-se a implementação de boas práticas de ética empresarial, com a satisfação de todas as partes interessadas, a melhoria da eficiência e eficácia dos processos, a redução de custos, o aumento da produtividade e competitividade e a contribuição para um desenvolvimento sustentável.
A SA8000 é o primeiro referencial de Responsabilidade Social auditável. O reconhecimento internacional da certificação SA8000 envolve o desenvolvimento e, posteriormente, auditoria de sistemas de gestão que promovem práticas de trabalho socialmente aceites com benefícios para toda a cadeia produtiva. O objetivo e propósito desta norma é especificar os requisitos de responsabilidade social para possibilitar uma empresa: Desenvolver, manter e executar políticas e procedimentos.E demonstrar as partes que tais práticas estão em conformidade com as normas.
O seguimento da ISO 26000 também define os princípios da Responsabilidade. Trata-se de uma norma guia sem propósito de certificação, de forma a promover um entendimento comum a todas as partes. É aplicável a qualquer tipo de organização e não é considerada um sistema de gestão, tendo como objetivo fundamental contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, valorizando o