responsabilidade social
Preparando-se para o mercado sustentável - modelo de sustentabilidade empresarial e competências dos profissionais da sustentabilidade
O termo mercado sustentável associa-se a sociedade sustentável formulada ao longo dos anos por diversos ambientalistas preocupados com o futuro verde, intimamente ligado à necessidade de constituição de um novo padrão de desenvolvimento que permita atender as necessidades da sociedade sem comprometer a capacidade das futuras gerações.
Para as Nações Unidas, a definição oficial de desenvolvimento sustentável é a seguinte:
“um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas”
No mundo atual, as expectativas da sociedade em relação às empresas são crescentes, no entanto, os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos e as mudanças climáticas ameaçam não só a sociedade com também as atividades econômicas. Assim a sustentabilidade corporativa ganha espaço nos setores econômicos com vantagens competitivas, no qual setores tradicionais tentam inserir o tripé da sustentabilidade em sua gestão e novos modelos econômicos surgem proporcionando equilíbrio entre os recursos naturais e a coletividade.
O futuro profissional precisa estar preparado para esse desenvolvimento, visto que o mercado de trabalho mudou e com mudanças advindas da crise econômica mundial, exigindo profissionais versáteis e adaptados a este novo contexto.
A sustentabilidade exercida pelo profissional também deve ser vista como um ensejo de novos negócios para as empresas. Conciliar avanço econômico, equidade social e preservação ambiental podem gerar bons dividendos, conceito e reputação, contribuindo também para o desenvolvimento e perenidade dos mercados.
A nova conjuntura mundial incentiva as empresas a adotarem padrões de gestão mais sustentáveis. Neste sentido, a responsabilidade social empresarial insurge como uma opção