Responsabilidade Social e Ética
Curso Técnico em Administração
RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA
Belo Horizonte
2013
RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA
Trabalho apresentado à Escola Técnica de Formação Gerencial como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina Administração.
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. CONCEITOS
1.1 Introdução
Atualmente, o tema responsabilidade social se torna cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa.
Os ganhos empresariais obtidos a partir da responsabilidade social são passíveis de se revestir de um valor econômico direto. Embora a primeira obrigação das empresas seja a obtenção de lucros, estas podem, ao mesmo tempo, contribuir para o cumprimento de objetivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Assim, a responsabilidade social de uma empresa deve ser considerada como um investimento, e não como um encargo.
1.2 Visão Tradicional
O termo responsabilidade social remete à ideia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. A empresa é vista economicamente como uma entidade, composta por acionistas e investidores, com o objetivo de se obter lucro.
1.3 Visão Contemporânea
No mundo contemporâneo a visão tradicional não se aplica. Uma empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais e as pessoas, não há a geração de riqueza, nem a satisfação das necessidades humanas, nem progresso e melhora