Segunda Guerra Mundial
Os EUA foram um dos responsáveis pela vitória dos aliados e combateram de forma decisiva os japoneses. A União Soviética impôs derrotas igualmente decisivas ao exército alemão.
As novas tecnologias bélicas, fizeram dos civis as grandes vítimas da Segunda Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial apenas preparou a que se iniciava em 1939.
As nações vencedoras haviam adotado comportamento revanchista.
Os vencidos, desgastados, sobrecarregados pelas indenizações e reparações devidas, não conseguiam superar seus problemas econômicos e sociais. Na Itália e na Alemanha surgiram os movimentos facistas e nazistas que acabaram por implantar estados militaristas e expancionistas, com forte apelo nacionalista.
Os tratados de paz impostos pelos vencedores só foram obedecidos enquanto a França mantinha a supremacia militar na europa. A sociedade das nações, criada para resolver os conflitos, não atingiu seus objetivos.
As circunstâncias internacionais favoreceram a busca de tais objetivos: o mundo havia ficado pequeno para o enorme desenvolvimento industrial, e as grandes potências competiam para obter mão-de-obra e matéria-prima mais baratas, bem como mercados para escoar sua produção e investir capital. O isolamento imposto a União Soviética pelas potências capitalista também abriu espaço para ação nazista.
Os países europeus se dividiram em grupos mais ou menos afins:
# As democracias liberais, Ingletarra e França, com EUA;
#Os estados nazi-fascista, Itália e Alemanha;
#Isolada, a União Soviética.
No oriente, em 1931, o Japão invadiu e ocupou a Manchuria, região da China. A sociedade das nações protestou, mas o Japão se retirou da entidade, que assistiu impotente as agressões.
Os países europeus se dividiram em