Responsabilidade social e ambiental
PONTES, Márcia Jurema Guimarães De Sousa (Estudante) marciajgsp@hotmail.com BARRETTO, Raquel Figueiredo (Orientadora) rbarretto@fanor.edu.br
RESUMO
A família deve ser considerada como alicerce da educação. É necessária a presença dos pais na vida dos filhos, não só para garantir uma boa educação escolar, mas também, uma boa educação familiar. Este estudo teve como objetivo descrever o que as pessoas pensam sobre educação familiar. Foi realizada, em setembro de 2012, uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário. Os resultados da pesquisa mostram que as pessoas entendem o que é educação familiar e o quanto ela é importante para a sociedade. Podemos concluir com o estudo que não existe uma sociedade bem educada sem educação familiar, pois, a educação familiar nos ajudará a comportar, ou seja, ela serve como base para melhor se inserir no meio social.
Palavra-chave: Educação, Família e Sociedade.
INTRODUÇÃO
Tanto a família como a escola participa na educação das crianças, mas a educação deve partir primeiramente da família, depois a escola, uma vez que, a escola irá ajudar ou complementar a educação familiar.
Na educação familiar que recebemos durante o dia a dia, a mulher possui um papel de muita importância, ou seja, no processo da nossa formação, a mulher se encontra aliada a educação familiar, onde ela é a tutora principal.
Ao longo dos anos, as mulheres têm estado a enfrentar luta contra a violência doméstica, contra desemprego, falta de oportunidades e miséria, de forma a conseguir seus direitos perante a sociedade. Durante essa luta, mesmo enfrentando dificuldade para conseguir mudar o conceito de que a mulher só está sujeita aos trabalhos domésticos, ela não perdeu as esperanças de continuar.
Antigamente, as mulheres estavam voltadas para o trabalho doméstico, provocando a desigualdade entre os sexos, sendo que os homens estavam mais voltados para suas