Responsabilidade social - vantagens
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE TURISMO E LAZER
ALINE MARCHI
ARTHUR GUILHERME KNOP VILLAIN
JESSICA OECHSLER GROSS
LEONARDO XAVIER KOLCHESKI
RESPONSABILIDADE SOCIAL - VANTAGENS.
BLUMENAU
2012
ALINE MARCHI
ARTHUR GUILHERME KNOP VILLAIN
JESSICA OECHSLER GROSS
LEONARDO XAVIER KOLCHESKI
Responsabilidade Social - Vantagens
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Gestão de Recursos Humanos, no curso de Turismo e Lazer, na Universidade Regional de Blumenau.
BLUMENAU
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Queiroz et al. (2002, p.18) explica que, até século XIX a ética e a responsabilidade social corporativa eram aceitar como doutrina, quando o direito de conduzir negócios de forma corporativa era uma regalia do estado ou da monarquia e não um interesse econômico privado, nessa época os monarcas expediam alvarás para as corporações de capital aberto que prometessem benefícios públicos.
Para JARAMILLO e ÁNGEL, responsabilidade por ser o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade geral no qual ela pode estar ou não inserida.
De acordo com Queiroz et al.: Responsabilidade deve ser entendida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente, no que tange seu papel especifico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. (2002, p. 6):
Segundo Oded Grajew, citado por Grayson e Hodges (2002), o conceito de responsabilidade social, ou