Vantagens e Desvantagens da responsabilidade social
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Arthur ChristorffesonCurrais Novos - RN
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente, no mercado empresarial o tema ‘Responsabilidade Social’ está sendo bastante debatido. O motivo disso deve-se ao grande número de empresas que vem usando essa prática por meio de projetos e programas na área social, tendo como objetivo difundir as atividades que elas vem desenvolvendo perante a comunidade ou ambiente em que estão inseridas. Vindo a gerar principalmente pontos positivos para essas organizações, mas também pontos negativos, como veremos posteriormente.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
No mundo, as atividades praticadas pelas empresas sempre geraram efeitos positivos ou negativos no ambiente em que estas estão inseridas. Esses efeitos sejam eles sociais ou ambientais tem levantado questões a respeito de sua moral e ética. As questões levantadas tem como objetivo a positividade que estas irão trazer para a sociedade. Assim, demonstra-se o conceito de responsabilidade social.
Responsabilidade Social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Sua ética social é centrada no dever cívico (...). As ações de Responsabilidade Social são extensivas a todos os que participam da vida em sociedade – indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras instituições (MELO NETO e FROES, 2001, p.26-27).
A responsabilidade social pode ser entendida também como o comportamento pelo qual a empresa relaciona-se com seus stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, sociedade, meio ambiente). Segundo o Livro Verde da Comissão Européia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.