RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PRATICA
Acadêmico (a): Gabriela Straubel Martello
6º Administração “A”
Disciplina de Responsabilidade Social e Empresarial
Professor: Munir Saleh
07/11/2014
Responsabilidade Social na prática
Responsabilidade social empresarial se refere a uma postura, uma forma de conduzir as atividades empresariais. É, portanto, muito mais do que simplesmente se realizar ações sociais pontuais ou de cunho assistencial. Uma empresa socialmente responsável coloca em prática todas as suas responsabilidades, respeita os direitos de seus trabalhadores, ajuda pessoas necessitadas, combate o trabalho infantil, entre outros programas, sem precisar ser autuada pela justiça ou algo parecido. A empresa vai lá e realmente faz acontecer. Observa-se que algumas empresas confundem ou querem fazer imagem fazendo algo relacionado à filantropia ou uma simples assistência social, ou não estão nem um pouco interessadas em fazer acontecer.
Agindo em pró a sociedade e ao meio ambiente, na construção de ambientes favoráveis, a empresa também age a favor do negócio em si. Uma empresa tem como objetivo gerar lucros, ela precisa vender, e para isso ela precisa de consumidores que comprem seus produtos. Quando encontramos empresas com diferenças sociais, o consumo dos consumidores não acontece como deveria ser, não se espera nada do futuro de uma empresa que se faz numa sociedade pobre.
Os consumidores estão cada vez mais cientes do seu poder de transformação social e começam a demandar mais responsabilidade das empresas no que se refere às questões sociais e ambientais. Para jogar o jogo de hoje, é preciso pensar além dos ganhos empresariais, é preciso avaliar o que o país e o mundo vão ganhar também.
A capacidade de gerar riqueza de uma empresa, cada vez mais depende da sua aprovação social, entende-se eu sem a aprovação social, a capacidade comercial tende a ser comprometida, e isso envolve todas as pessoas que estão envolvidas com a empresa. Então ter uma