A prática da responsabilidade social de uma empresa
Karoline de Lima Pereira
RESUMO: Este artigo apresenta como é ser uma empresa socialmente responsável e quais são os desafios a enfrentar para chegar ao objetivo. Através de pesquisas feitas em diversos autores onde foram levantados alguns aspectos importantes, como: o seu contexto e importância, a gestão ambiental e a responsabilidade social, e ainda responsabilidade social como fator competitivo. Observou-se que ser uma empresa socialmente responsável nos dias de hoje não é algo impossível, pois as ferramentas de trabalho para se chegar até o objetivo são inúmeras, basta ter vontade de contribuir com a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social. Importância. Gestão. Sociedade.
INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social é algo ainda recente no Brasil, porém esta ganhando forças. Um importante tema polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros, em visão bastante simplificada, até as ações sociais no plano de negócios das companhias, em um contexto abrangente e complexo.
Observamos que é preciso mudar, pois as transformações ocorrem com mais intensidade e ainda estão revestidas de características, onde se tornam constantes, rápidas, e profundas, trazendo grandes impactos, é normal resistirmos à mudança, mas quando falamos em responsabilidade social é preciso ser rápida a mudança não temos mais tempo para pensar. O planeta não tem mais forças para lutar sozinho é preciso que as nossas forças ajudem-no, basta querer.
Contexto e Importância da Responsabilidade Social
Vemos ao longo do tempo que as organizações vêm aumentando consideravelmente em todo o mundo, e então se percebe que milhões de empresas trabalhando ao mesmo tempo, sugando todo e qualquer recurso natural com uma única vocação de gerar lucro, uma hora teriam alguma resposta do nosso planeta a todo esse impacto