Hist Arte
Leonardo da Vinci, Michelangelo,
Homem observa tudo, é o centro de todas as coisas. > Fase antropométrica (sai do teocentrismo)
O homem volta a tomar conhecimento de si, as questões cientificas ficam mto fortes (conhecimento, a terra é redonda Copérnico, grandes descobertas, rotas marítimas, mercantilismo, Gutenberg)
Profundidade
RACIONAL
Os artistas começam a buscar novas formas de representação, Botticelli, Van Eiki a invenção da tinta a óleo (muda a forma de representação), idealização.
Os valores greco romanos (ideias de proporção e representação)
Séc XV (1400d.C) avança para o séc XVI (1500d.C)
• Leonardo da Vinci (Renascença Italiana), primeiro gênio – missenas, eram os banqueiros, principalmente a família Medici. Arquiteto, escultor, pintor, musico, poeta, astrônomo, inventor. Inventava maquinas de guerra (Itália separada).
- observador da natureza (produziu pouco)
- inovação na representação
- equilíbrio entre razão e emoção - Michelangelo, Leonardo e Rafaelo
- “O Homem Vitruviano” – Vitruvius foi um teórico romano da antiguidade a falar sobre a arquitetura romana. – Produz a escala, medida, proporção do homem – tamanho da minha cabeça 7x em relação ao corpo (na Grécia era 7,5) – questões geométricas – homem pertencente a este mundo e proporcional a ele.
- buscava a pratica de dissecar os cadáveres e os desenhava (era proibido) – tinha q saber os músculos, ossos, veias e etc...
- representa a imagem em movimento
- “A Última Ceia” em Santa Maria de la Grace:
.Giotto é a inspiração, 12 apóstolos, Jesus Cristo, Judas sem a áurea, característica medieval, alguns ficam de costas e não se vê o rosto (traz a perspectiva).
.Se inspira da obra de De la Castanho, posição linear, vê todos os apóstolos representados, Judas, típica renascente. .Movimento, formação linear, gesso e tinta, homem é o centro (Jesus) ponto de fuga (composição triangular), profundidade, luminosidade, grupo compositivo de 3 apóstolos dividindo a obra (simbologia espiritual e