HIST DA ARTE
O lado mágico da história, propriamente dita, foi um grande fator de influência no aparecimento da arte etnográfica mais “primitiva”. Comumente os feiticeiros, curandeiros e mestres superiores, através de ervas alucinógenas, obtinham inspirações e visões dentro desses rituais sagrados e assim surgiam imagens e figuras na imaginação que posteriormente revelaram-se as primeiras pinturas mais artísticas e com técnica melhor desenvolvida. No período paleolítico, época vista por muitos historiadores como um período arcaico, no sentido em que havia precariedade de técnicas, traços, ferramentas, entre outros artefatos consideravelmente importantes para desenvolver arte. O homen começou a trabalhar melhor a articulação das mãos e a utilizar e fabricar utensílios com a finalidade de ajudar a se defender e na caca o material mais ultilizado para a fabricação de lanças entre outros utensílios cortantes era a pedra silex , um filme que representa bem a transição desses períodos e 2001 uma odisseia no espaço, nessa época começa a aparecer as primeiras gravuras nas cavernas.
O homem do período paleolítico era nômade e se alimentava por meio da caca e da pesca,portanto as pinturas tinham como características o realismo e o naturalismo e os desenhos eram planos e quadrados por falta de técnica nas pinturas.
Normalmente era retratado animais de grande porte como por exemplo touros, porque elas eram utilizadas para rituais mágicos no qual consistia em representar o animal com exatidão para aprisionar sua alma e depois eles agrediam a pintura com o intuito de matar a alma do animal para facilitar a caca (esses foram os primeiros registros do conceito parietal) as predominância de cores dessas obras eram normalmente vermelho e cores mais terras,a ausência da cor azul era por conta da dificuldade de