Responsabilidade social na empresa
A reponsabilidade social é uma classificação discutível, visto que as competências sociais são de tal gama, variadas que confundiriam o conceito de percepção com outros conceitos cognitivos, como a lógica e a emoção, por exemplo. Podemos ver numa situação social em que precisássemos selecionar o melhor candidato à vaga disponível de emprego: a nossa suposta "percepção social" requeria de nós uma "percepção" lógica, emotiva, de memória e de atenção a um só tempo para realizarmos esta simples tarefa. Isto posto a ideia de "percepção social" deixa transparecer um uso inadequado do termo, que poderia ser substituído por outro mais abrangente, como "competência" ou "habilidade" social, por exemplo.
O que é responsabilidade social na empresa?
A França foi á primeira nação a tornar imprescindível a prestação de contas dos investimentos sociais das empresas, com um número acima de trezentos (300) funcionários. Dessa forma, estava assentado o marco referencial de início das empresas no universo como parceiras na responsabilidade social.
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, estabelecendo que “se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. São ressaltadas nesse momento, a seriedade da ética e a transparência nas relações com todos os seus públicos, a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e a promoção da redução das desigualdades sociais.
Enfatizamos a responsabilidade social empresarial, quando questionamos a abordagem da questão da igualdade de oportunidades. Há discernimento na seleção do pessoal e nos critérios de promoção dos funcionários, há incentivo para se melhorar o nível de conhecimento dos