Pitagoras
Sabemos que uma das grandes descobertas da história da matemática é a geometria, como o Teorema de Pitágoras que é estudado no ensino fundamental até as universidades, para aprimorar conhecimentos e aperfeiçoar resultados com a precisão de fórmulas. O teorema torna sua vida voltada para os números, explicando um sentido exato para a existência de um objeto ou indivíduo. Em diversos lugares percebe-se a geometria, provando que tanto a geometria quanto o Teorema de Pitágoras (demonstra que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa). é um recurso não só usado dentro de sala de aula, mas dentro da própria sociedade, em meio de ruas, supermercados, casas e prédios.
A ASTRONOMIA PITAGÓRICA
Pitágoras foi o primeiro a afirmar que a Terra e o Universo tinham forma esférica. Ele também anteviu que o Sol, a Lua e os Planetas então conhecidos possuíam um movimento de translação, independente do movimento de rotação diário.
A RELIGIÃO
Como crença religiosa fundamental, Pitágoras ensinava a transmigração das almas e a abstenção de várias práticas, inclusive a de comer carne, talvez por acreditar na possibilidade da reencarnação da alma humana em animais. O que hoje se crê na igreja católica.
NA MÚSICA
A princípio percebe-se que existe uma relação harmoniosa entre a música e os números, principalmente no que diz respeito a escala musical que foi construída a bastante tempo atrás, a qual é utilizada hoje, e que está intrinsecamente ligada a razões matemáticas que deram as notas musicais intervalos perfeitos; tanto em questão harmônica, quanto em beleza melódica. Além disso, as “frações” ou mais precisamente as “razões” não estão somente ligadas às escalas das notas, mas em tudo que diz respeito à música, como exemplo; os diferentes comprimentos, das circunferências presentes nos tambores e nos pratos de percussão, os quais apresentam medidas que estão em perfeitas proporções, e com isso dão aos