responsabilidade social me
“Os desafios da sustentabilidade”
CAP 1-Ecossistemas
1. Entendendo os ecossistemas Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos componentes: os organismos vivos, constituintes da biota e os “não vivos”(abióticos). “Qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivos é um sistema ecológico ou ecossistema. Nesses sistemas, temos dois fluxos principais, o primeiro é dos ciclos bioquímicos, formado por elementos químicos como nitrogênio, o segundo chama fluxo de energia, esse fluxo tem inicio com a fixação de energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência em vários níveis.
1.2 Nossa realidade: A “avaliação Ecossistema do milênio (AEM)” A principal finalidade da AEM e promover uma base cientificam para governos, sociedade civil e empresas assumirem ações que propiciem a conservação, o manejo sustentável e o uso dos ecossistemas e seus serviços. A mensagem síntese do conselho descreve o preocupante estagio em que se encontra o suporte dos recursos naturais utilizados pelos compreendi mentos e pela sociedade como um todo.
1.3 A contribuição cientifica da AEM: Os serviços ambientais A avaliação Ecossistêmica do milênio consolidou e pôs em circulação o conceito de serviços ambientais, isto é, os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem no interior dos ecossistemas, muitos desses serviços ambientais são essenciais a sobrevivência do homem, outros aumentam o bem esta humano. pela de água, e serviços culturais relaciona a valores estéticos,espirituais,religiosos,educacionais e de lazer.
1.4 As mudanças dos ecossistemas:Entendo sua dinâmica e seus principais efeitos Nos últimos cinqüenta anos o homem modificou os ecossistemas mais rápidos e intensivamente que qualquer outro intervalo de tempo equivalente na historia