Responsabilidade Social de uma Empresa
O comportamento ético das empresas é exigido pela sociedade, dessa forma a empresa adotando valores éticos e morais é um indicativo de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo. Assim numa empresa ética a tendência é que siga os valores morais da sociedade e seus gestores e todos os funcionários sigam regras e valores do código de ética da empresa.
Um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.
A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade. Sem ética nos negócios não existe responsabilidade social.
Responsabilidade social e ambiental pode ser definida como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio-ambiente e áreas sociais.
No mercado atual os consumidores passam a escolher produtos não somente pela qualidade ou marca e sim pela imagem da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental. Seguindo as exigências dos consumidores atuais as empresas passam a atuar externamente e internamente aplicando políticas de responsabilidade social e ambiental, essa atuação acarreta benefícios como: redução de custos, aumento das receitas, melhoria da imagem da empresa, desenvolvimento de novos modelos de negócios e desenvolvimento para pesquisas de tecnologias ecologicamente corretas.
Pois a opinião pública negativa nessa realidade poderá afetar as vendas bem como a capacidade da empresa em atrair e reter pessoas talentosas.
Os princípios da Responsabilidade Social e Ambiental Empresarial passam por exigir:
Muito mais