Responsabilidade social corporativa em empresas privadas
RESUMO
( Favor deixar claro no resumo, que será feita uma importante apresentação dos conceitos associados à idéia de sustentabilidde, e posteriormente associar sustentabilidade no contexto organizacional) – Reescrever todo esse resumo.
Pode- se dizer que na definição das organizações coloca, em primeiro plano, sua independência diante aos poderes instituídos, isto é, o estado. Contudo, estas organizações não podem abstrair dos governos para atingir suas ações. Sendo que, por um lado está o marco legal que motiva o modelo jurídico e fiscal pelo qual carecem guiar-se, a gestão de pessoal no campo legal das garantias sociais. Por outro lado, está o marco das relações internacionais e a política geral do estado brasileiro a respeito, por exemplo, do aporte de recursos por parte de organismos internacionais e as ingerências exteriores nas questões nacionais.
Palavras-chave: responsabilidade social – corporativismo – empresas privadas
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Drukher[1], a sustentabilidade tem como propriedade fundamental a preocupação com o longo prazo e com a gestão global da organização. Distingue- se ainda como um processo por meio do qual os administradores determinam os objetivos, a forma de buscá-los estratégia e as restrições e capacidades internas e externas à organização.
Sendo assim, Kunsch[2] enfatiza que é essencial ao ser humano a sustentabilidade. Sendo que, mesmo sem perceber, sempre se está atingindo planejamentos. Seja de uma simples viagem, seja um planejamento financeiro. Finalmente, planejar é elaborar um roteiro, ainda que de forma abstrata, no qual coloca- se que decisões vão ser tomadas, quando e como serão tomadas, antes de atuar, para se alcançar um acurado desígnio. Sendo que, a sustentabilidade é um artifício que se