Responsabilidade proficional na informática em relação com o consumidor
Reges Rolim de Moura
RESPONSABILIDADE PROFICIONAL NA INFORMÁTICA EM RELAÇÃO COM O CONSUMIDOR
Vilhena/RO
2012
REGES ROLIM DE MOURA
RESPONSABILIDADE PROFICIONAL NA INFORMÁTICA EM RELAÇÃO COM O CONSUMIDOR
Trabalho apresentado à disciplina de Legislação e Ética Profissional, ministrada pelo professor Gilson Ely, do 1o período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior, campus AVEC.
Vilhena/RO
2012
1. INTRODUÇÃO
Uma área que de acordo com os analistas do mercado é uma das que teve maior crescimento nos últimos anos, o setor da Tecnologia da Informação (TI) vem ganhando cada vez mais espaço na lista das profissões com tamanha quantidade de vagas disponíveis no mercado de trabalho, tudo isso devido à falta de profissionais preparados para assumir estes cargos. Juntamente com esse dado relevante vem uma preocupação, se este é um campo ainda em expansão, os atuais profissionais possuem uma postura responsável para com o seu cliente? Naturalmente se mercado de TI está escasso é bem provável que haja “profissionais” que se aproveitem deste fato.
E quais são as providências que a justiça tem tomado mediante as este assunto?
2. CONTEÚDO
Há alguns anos atrás se acreditava que para se desenvolver um sistema de informação o desenvolvedor tinha que ter dons como o de um artista, já hoje a área de TI ganhou status de engenharia, e como diz um ditado “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” o desenvolvedor de sistemas de agora não pode mais se portar como um artista, perante o cliente.
Uma empresa de desenvolvimento de softwares para garantir ao consumidor seja ele físico ou jurídico um serviço de qualidade aliado a um excelente relacionamento empresa/cliente, tens que oferecer não só serviços diferenciados mais como também uma boa qualidade no seu produto, pois ela não pode visar somente o lucro que vai ter com aquele cliente, a empresa tem que manter a sua imagem perante a