Responsabilidade nas organizações
RESUMO
O presente artigo desenvolve uma discussão a cerca dos temas relativos às sociedades sustentáveis e as organizações através da exposição de idéias de autores e projetos desenvolvidos por instituições
A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades de médio e grande porte têm provocado inúmeros problemas para a destinação final do volume de resíduos gerados em atividades humanas do cotidiano. A educação ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em todos os níveis, tanto municipal, estadual ou nacional.
Consideramos que a educação ambiental deve gerar e desenvolver mudanças na qualidade de vida e na consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida. Mas para isso é fundamental que se planeje e programe alternativas que diminuam os efeitos sobre o ambiente e a diversidade de espécies, como ocorre hoje em dia pela necessidade de crescimento e desenvolvimento tanto das áreas urbanas como em áreas rurais.
O papel das empresas está ligado à construção de parcerias estratégicas entre os vários agentes da sociedade, com o objetivo de alinhar ideias e estruturar o processo de desenvolvimento de uma maneira construtivista e não somente assistencialista, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sustentável, através da responsabilidade social aplicada nas organizações.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, organizações.
1 INTRODUÇÃO
Durante a maior parte do século XX, as organizações empresariais, atuavam apenas com uma