Responsabilidade social das organizações
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
COORDENARIA DE CERTIFICAÇÃO
SUZANA FILIPINI
NEUSA PERUZO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
Prof.ª Dr. Mara Oliveira
FARROUPILHA
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos sobre o terceiro setor.
O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
No desenvolvimento deste trabalho serão apresentados demais conceitos, bem como o que compõem o terceiro setor e qual o seu envolvimento com a responsabilidade social empresarial.
1.Do uso predominante da conceituação sobre “terceiro setor”. Afinal quem compõem o “terceiro setor”?
2.Da perspectiva de Carlos Montaño (sobre o “terceiro setor”):
3.Das debilidades teóricas apontadas por Carlos Montaño em relação ao “terceiro setor”:
4.Da relação entre “terceiro setor” e responsabilidade social empresarial:
5.Da diferença, se há, da responsabilidade social empresarial com o efetuado pelas entidades privadas sem fins lucrativos não vinculadas a empresas:
O “Terceiro setor” em composto por Organizações Não-Governamentais — ONGs—, Fundações, Associações, entidades beneficientes, fundos comunitarios, entidades sem fins lucrativos, empresas com responsabilidades sociais, empresas doadoras, elite filantrópica, pessoa fisica, imprensa, enfim é composto por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. O Terceiro Setor não é público nem privado, mas sim