Responsabilidade na fronteira familiar
Anna Clara S. Amaral
Virginia E. Suassuna Martins Costa
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2013
Responsabilidade na fronteira familiar
Anna Clara S. Amaral
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Data da avaliação: ____/____/____.
Nota final:____________.
Método
Participante
O cliente atendido pela terapeuta estagiaria trata-se de um homem de 45 anos de idade, que buscou o Centro de estudo, pesquisa e praticas em psicologia (CEPSI) incentivado pela esposa e também por vontade própria ,já havia feito uma terapia anterior e gostou do contato. Possui filhos de seu primeiro casamento e esta casado pela segunda vez há cerca de 3 anos. Chegou à Clínica com a demanda de resgatar seu casamento pois no presente momento estava expulso de casa e tudo o que havia acontecido era devido aos seus ciúmes.
Ambiente e materiais O ambiente em que foram realizadas as sessões semanais com a cliente, foram as salas do CEPSI, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, localizada no setor Universitário em Goiânia, composta por duas cadeiras, uma mesa, duas poltronas, uma mesa de centro, um divã, e ar condicionado. Os materiais utilizados foram um gravador de voz , computador , relógio, pendrive.
Procedimento
A ficha do cliente foi escolhida de forma aleatória pela estagiária da matéria. Após a escolha da ficha, a estagiaria entrou em contato com o cliente e marcou a primeira sessão. No primeiro encontro, primeiramente foi lhe passado o contrato terapêutico ,que contém informações de que as sessões serão gravadas e repassadas para uma professora-supervisora, e que o sigilo não sairia de dentro dessa relação. Ficou também combinado que as sessões seriam realizadas uma vez por semana com duração de 50 minutos as segundas-feiras no período da tarde . Para aproximar-se da realidade da cliente, captar a essência dos fenômenos e dos relatos