Respiração celular
Mitocôndria:
As mitocôndrias são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma.São constituídas por duas membranas: a mais externa lisa e a interna pregueada, formando as cristas mitocondriais (septos), que delimitam a matriz mitocondrial (solução viscosa semelhante ao citosol), onde ficam dispersos os ribossomos, enzimas e um filamento de DNA circular.
Função:As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular.
Na respiração celular, ocorre um processo de reações químicas, através das quais a célula obtém energia para suprir suas necessidades vitais.
As reações químicas que ocorrem no processo de respiração celular são dinamizadas por enzimas do ciclo de Krebs. Atuam também neste processo as enzimas da cadeia de transporte do elétron (localizadas no forro interior da membrana).As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula. Respiração aeróbica:
A Respiração Aeróbica é aquela que necessita de oxigênio (O2) para acontecer. Esse processo é comum em seres procariontes, como plantas e animais.
Respiração anaeróbica:
Ocorre na ausência de O2, podendo se Fermentação Lática (ocorre no leite e no músculo do homem) ou Alcoólica (ocorre na produção de bebidas alcoólicas, na fermentação da farinha para pães e na obtenção de álcool combustível de carros).
Respiração aeróbica:
3 etapas: A Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória.
Glicólise:
Nesse processo são liberados quatro hidrogênios, que se combinam dois a dois, com moléculas de uma substância celular capaz de recebê-los: o NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídio). Ao receber os hidrogênios, cada molécula de NAD se transforma em NADH2. Durante o processo, é liberada energia suficiente para a síntese de 2 ATP.
Ciclo de