História da Arquitetura
R. Riedliger fundou a Cia. Construtora em Cimento Armado e faria vir da Alemanha mestres de obras conhecedores da nova técnica. A Cia. Construtora em Cimento Armado seria encampada pela germânica Wass & Freitag, de renome mundial, e em 1928 transformada na Companhia Construtora Nacional, que conjuntamente com a dinamarquesa Christiani Nielsen, dominaram o mercado de grandes obras em concreto até os anos 80 do século passado. Além dessas, destaca-se também a alemã Kemnitz & Cia.
O escritório de R. Riedliger seria uma verdadeira escola. Ali ingressou, em 1912, ainda como estagiário o teuto-descendente Emílio Baumgart, que se transformaria num dos maiores recordistas em estruturas de concreto armado do mundo. Emílio Baumgart, além de mestre dos mais importantes calculistas brasileiros de segunda geração foi também um dos pioneiros da arquitetura moderna e teve papel destacado no I Salão de Arquitetura Tropical realizado no Rio de Janeiro em 1933, sendo um dos conferencistas do evento discorrendo sobre as Novas Possibilidades Architectónicas (2) e o autor do calculo estrutural do edifício do Ministério de Educação e Saúde no Rio.
As revistas de arquitetura que circulavam no Brasil na década de 1930 eram alemãs, segundo Diógenes Rebouças (3). “Por influencia da