fenómenos interaciais
MIEBIOM
Fenómenos Interfaciais
Efeito dos Surfactantes na Tensão Superficial da Água
Sumário
A presente actividade experimental visa estudar a formação de interfaces, nomeadamente a interface líquido/líquido e gás/líquido, bem como entender o papel dos agentes tensio-activos relativamente aos valores de tensão superficial da água. Nesta actividade laboratorial foram utilizados três tipos de surfactantes: catiónicos, aniónicos e não-iónicos.
Para o decorrer da experiência foi desenvolvido um conjunto de práticas, como o método do anel, que possibilitou a análise e a posterior discussão de resultados.
Assim, foram preparadas várias soluções, que diferem na percentagem e tipo de surfactante utilizado, para formar bolas de sabão, cujo diâmetro se registou. Observou-se que quanto mais intensa for a presença de agentes tensio-activos menor é a tensão superficial, logo conclui-se que variam inversamente.
Índice
Introdução 3
Material e Métodos 6
Resultados 7
Discussão dos Resultados 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Anexos 12
a) Anexo I – Tabela 3- Medição do diâmetro das bolas de sabão obtidas por soluções diferentes 12
b) Anexo II – Tabela 4-Medição tempo médio de vida das bolas de sabão obtidas por soluções diferentes 12
c) Anexo III – Tabela 5- Medição da tensão superficial das soluções preparadas pelo método do anel 12
d) Anexo IV – Factor de correcção: 12
e) Anexo V- Diferença de pressões: 13
Introdução
Tensão superficial é a propriedade que um líquido possui de manter as moléculas unidas na sua superfície, em equilíbrio, devido à diferença de intensidade das forças a que estão sujeitas as moléculas situadas nessas regiões. Define-se como uma camada fina na superfície do líquido, em que cada molécula no interior do líquido é atraída por outras moléculas, em todas as direcções do espaço, enquanto as moléculas superficiais só estão submetidas à tensão das moléculas que têm por baixo. (1)