Respira o celular
Processo que ocorre apenas nas plantas para obtenção de energia, a partir de matérias orgânicas. É um processo muito importante e complexo, já que todas as células vivas da planta o fazem, além disso, ele não serve apenas para obter energia, mas também para uma serie de outras coisas.
Respiração em diferentes órgãos vegetais
Raízes: O floema (açúcar produzido nas folhas) é usado para a oxidação nesse órgão, e a energia gerada é usada para o crescimento das raízes, também para absorção e acumulo de nutrientes, e sínteses de compostos celulares, usando o O2 absorvido nas folhas.
Caule: é o órgão que mais precisa de energia, por conta de seu metabolismo, a matéria orgânica usada é, também, o floema.
Folhas: a eliminação de gás carbônico é constante, menos em uma fase, antes da queda da folha há um aumento na atividade, e então ela cai.
Frutos: quando o fruto está se formando a respiração fica em níveis elevados, depois ela diminui quando o fruto esta se desenvolvendo, e então aumenta novamente antes do fruto estar maduro.
Germinação das sementes: quando a semente está sendo germinada, a eliminação de CO2 é fundamental, já que faz com que o peso da semente diminua, alem disso a semente precisa de energia para produzir muitas enzimas e hormônios.
Interferências na respiração
Quando os substratos (carboidratos, aminoácidos e lipídios) são alterados pode-se resultar em uma insuficiência respiratória, não só isso , mas existem outros fatores, como a falta de O2, que obriga a planta a fazer catabolismo anaeróbico ou fermentação para obter a energia necessária, quando há muito CO2 e então a respiração diminui. O aumento na temperatura, que aumenta a necessidade respiratória, logo a quanto menor a temperatura a respiração será menos afobada.
Ponto de compensação Ocorre quando a taxa de fotossíntese é igual a taxa de respiração, ou seja todo CO2 e O2 que é produzido é consumido.
Fermentação
É o processo anaeróbico da respiração, a mais comum