Respira o celular
O que é: É um processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
Eis a sua equação: C6H12O6 + O2 ---> ação das enzimas ---> CO2 + H20 + energia.
Onde ocorre: Todo esse processo de respiração da célula, e de produção de energia para ela, é responsabilidade da organela chamada Mitocôndria.
Como funciona: Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. Isto ocorre da seguinte forma: a mitocôndria quebra a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia. Após este processo, sobrará apenas o gás carbônico, que sairá na expiração.
No caso das plantas, a glicose é produzida através da fotossíntese. Neste processo, a planta recebe gás carbônico do ar e energia do sol para fazer esta composição química. À medida que ela produz glicose, elimina oxigênio.
A mitocôndria faz exatamente o contrário do que ocorre na fotossíntese, ou seja, ela retira sua energia através da quebra da glicose e libera gás carbônico. É importante sabermos que para se extrair energia das substâncias, é necessária a presença de oxigênio, e é desta forma (introduzindo oxigênio no carbono) que a mitocôndria retira a ligação energética dos átomos de carbono.
Sua importância para a célula: Ela é de grande importância para a vida, tendo como consequência a morte da célula, caso a respiração pare. Porque é a partir da respiração que a célula consegue energia para desempenhar suas funções.
Produtos formados pela fotossíntese: A fotossíntese é um agregado de reações químicas onde a partir dos reagentes água e gás carbônico, obtêm-se na presença de luz os produtos glicose e oxigênio.
Gás carbônico + água → glicose + oxigênio
6CO2 + 12H20 C6H12O6 + 6 O2 + 6H2O
A fórmula acima representa a reação entre 6