campanha contra homofobia
PEDAGOGIA
lucicleide maria santos de menezes
plano de ação
Combate a homofobia na escola
Maceió
2012
lucicleide maria santos de menezes
plano de ação
Combate a homofobia na escola
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar em grupo.
Orientador: Profs. Lilian Salete, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Fábio Luiz e Vilze Vidotte.
Cidade
2012
Introdução
A campanha a seguir tem como prosposta a multiplicação do conhecimento sobre a sexualidade a fim de analisar os aspectos que geram o preconceito, bem como promover a conscientização sobre os direitos humanos, educação afetiva sexual e acima de tudo, a cidadania de alunos homossexuais, já que os mesmo são alvos constantemente de brincadeiras, piadas e até mesmo assaninatos, através de um trabalho que envolverá toda a comunidade escolar interna e externa.
A campanha contra a homofobia deverá ser trabalhada em quatro etapas tendo uma duração de um mês.O tema será trabalhado passando pelo corpo docente, seguindo para a saula de aula e, por fim, o fechamento das atividades com o “Dia de combate a homofobia”, sendo este aberto a toda comunidade.
Diante disso, é necessário muita responsabilidade e comprometimento com a camapanha para que ocorra uma superação a homofobia e consequentemente o respeito aos homossexuais.
Combate a homofobia na escola
A homofobia pode ser entendida como uma rejeição, medo ou ódio a um homossexual e como resultado, tem-se visto muitos casos de suicídios, assassinatos, além da privação do exercício da cidadania.
No espaço escolar esse tipo de preconceito gera a evasão de alunos, a discriminação, e desistência dos estudos e em muitos casos, por perseguição de outras crianças, tem levado esses jovens a se suicidarem.
Para Machado