Unopar/ pedagogia/ interdisciplinar em grupo/ 2ª semestre
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias pedagógicas que podem servir como auxílio para os alunos entenderem a respeito da homofobia, para que assim as crianças aprendam que devem respeitar qualquer pessoa, independente de sua orientação sexual. Fica evidente que é necessário proporcionar momentos que trabalhem à diversidade na escola, para que haja respeito entre as pessoas, pois é necessário que todos sejam reconhecidos como iguais em dignidade e em direito.
DESENVOLVIMENTO
Muitas ações contra a homofobia é desenvolvida para combater essa discriminação e preconceito, porém esses valores são aceitos sem uma análise do seu fundamento, propagando-se por influência da coerção social e se sustentando pelo pensamento conformista de que "sempre foi assim".
Finalmente, o mecanismo subliminar da aceitação permite mascarar o prejuízo em que se baseia a discriminação, fornecendo bases para a sustentação de um algo maior, de posturas mais radicais, como as atitudes violentas e mesmo criminosas contra membros do outro grupo, ou seja, a homo e a bissexualidade.
Convém ressaltar que a homofobia nem sempre ocorre de forma explícita; além disso, existem casos em que a prática do desrespeito é sustentada pelo aval dos objetos de preconceito na medida em que também se satiriza ou consente a prática homofóbica, de uma forma geral. Muitas vezes a homossexualidade ainda são assuntos de uma educação familiar rígida e discriminatória.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos, professores e a comunidade em geral, um suporte para que suas necessidades emocionais, sociais e acadêmicas sejam trabalhadas no 2º semestre do ano, minimizando assim alguns dos fatores responsáveis pela evasão escolar por causa do