Respeito ao Idoso
É de conhecimento geral que a cultura conservadora do lado ocidente do mundo venera e ''cultualiza'' o velho no sentido semântico da palavra, tanto economicamente, tudo aquilo que é tido com tradicional, quanto socialmente falando, pessoas da terceira idade. Diferentemente do ocidente, o Brasil tem deixado em evidência a falta de preparo e mecanismos eficientes para lidar com idosos, os privando do benefício do envelhecimento sadio.
A infraestrutura brasileira nos mais variados quesitos não demonstra uma preocupação com esse público que sofre com a ineficiência desse sistema. As calçadas, avenidas, escadas, rampas não apresentam um modelo arquitetônico favorável, quando não um péssimo estado de conservação, tornando a situação ainda mais difícil para aqueles que já sofrem com alguma debilitação física, ou até mesmo biológica decorrente da idade.
A criação do Estatuto do Idoso, só deixou mais clara o quão preocupante é a situação dessa minoria, tendo em vista que foi preciso criar novos quesitos legislativos para que estes fossem respeitados, inexistente em muitos outros países onde o índice de qualidade de vida do idoso é até mesmo mais melhor. No entanto, nem mesmo assim, tais premissas tem sido postas em prática,