Respeito ao idoso
1.1 CAMINHADA 6
1.2 BRINCADEIRAS RECREATIVAS 6
1.3 GINÁSTICA CEREBRAL (exercícios para a ativação da memória); 6
INTRODUÇÃO
No mundo sociocultural o idoso luta pelos seus direitos que não são reconhecidos, lutam pelo seu espaço, tentam erradicar o preconceito que ocorre através do conflito de gerações que designa a dificuldade de comunicação e convivência com as gerações.
Se for realizada uma comparação entre o tratamento do idoso na Antiguidade especificamente na “idade das trevas” e nos dias atuais percebe-se que ao passar dos anos não houve diferenças de tratamento com os idosos.
Na idade das trevas como, por exemplo, em Roma, os idosos eram mortos, pois, consideravam-nos inúteis para o trabalho, pois a igreja era aliada com o estado, tinham como princípios impor a sociedade quem viveria ou morreria. Já que os idosos eram considerados objetos inutilizáveis, a igreja pregava a sociedade que idosos eram bruxos, essa teoria de bruxarias designa-se a partir das experiências de vida, e do conhecimento das ervas medicinais para a cura de doenças que existiam naquela época, por motivo de suas sabedorias eram considerados bruxos e eram mortos.
Com o passar dos anos o idoso conquistou seu espaço, sua sabedoria popular tornou-se destaque na sociedade, suas experiências de vida influenciou toda a família, tornando-se exemplo a ser seguido pelos povos.
O idoso começou a ser tratado com respeito, consideravam um exemplo a ser seguido pela família, o homem idoso era patriarca do lar, todos o respeitavam e seguiam seus valores e princípios, os idosos ensinavam os mais novos de como cuidar de seus bens que foram conquistados para repassar as gerações futuras. Já a idosa era um exemplo maior para o restante das mulheres da família, para seguirem seus princípios de como cuidar do marido, bordar, cozinhar, cuidar da casa e dos filhos.
A sociedade sendo patriarcal, onde mais idosos tinham autonomia perante a família, pelo fato de ter vivido muito mais