RESP AULA DE LIBRAS
De acordo com o texto, vimos que o oralismo é o “processo educacional pelo qual se pretende capacitar o surdo a compreensão e na produção da linguagem oral e que parte do princípio de que o indivíduo surdo, mesmo não possuindo o nível de audição para receber os sons da fala, pode se constituir como interlocutor por meio da linguagem oral” (SOARES, 1999. O método oralista ele possui três técnicas mais utilizadas: treinamento auditivo, desenvolvimento da fala e leitura labial.
O treinamento auditivo: estimulação auditiva para reconhecimento de ruídos, sons ambientes e sons relativos à fala, geralmente fazem treinamento com aparelhos específicos. O desenvolvimento da fala: exercícios para a mobilidade e tonicidade dos músculos de órgãos envolvidos na fonação, lábios, mandíbula e língua. Exercícios de respiração e relaxamento final dos músculos trabalhados. - A leitura labial: Treino para o reconhecimento da palavra falada através da decodificação dos movimentos orais do emissor. Segundo Albres (2005, p. 32), na década de 1960, o oralismo sofreu várias críticas por não apresentar resultados satisfatórios: os surdos ducados com este método não conseguiam uma comunicação plena com pessoas ouvintes, desenvolvendo uma fala mecânica. Assim, fica evidente o possível fracasso do método oralista, vigente no panorama mundial.
Por fim, concluímos que a educação pela modalidade Bilíngue é uma proposta de ensino na qual as escolas garantem, aos alunos surdos, o acesso a duas línguas no contexto escolar. As pesquisas têm mostrado que essa proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino da segunda língua que é o português que pode ser na modalidade escrita ou oral.