Resmat
Formula de Tração σ=PS
Onde:
P= Carga ou força em kgf que age no sentido longitudinal da peça, tracionando-a;
S= Seção transversal da peça em cm²; σ= Tensão do material a tração em kgf/ cm²;
Observação:
1)- Quando uma força age sobre um corpo produz neste uma TENSÃO, que será tanto maior for a força aplicada. Conclue-se daí que Tensão e diretamente proporcional a força
2)- Se duas forças de mesma intensidade agirem, separadamente em 2 corpos de seções transversais diferentes, a tensão será maior naquele que tem a seção menor então tensão e inversamente proporcional a seção.
Aplicando a equação descrita acima pode-se encontrar os valores da tensão e fazer o gráfico conhecido como tensão-deformação.
Ensaio de tração
Em um ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo).
A parti do Gráfico de tensão-deformação Em um ensaio de tração é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio. Do início do ensaio, até a ruptura, os materiais geralmente passam pelas seguintes etapas:
Deformações Plástica e Elástica
Plasticidade é a propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível. Deformação Plástica é quando a tensão não é mais proporcional a deformação ocorrendo então a deformação não recuperável e permanente. A partir da perspectiva atômica, a deformação plástica corresponde a quebra de ligações com átomos vizinhos originais em seguida formação de novas ligações com novos átomos vizinhos, uma vez que um