resmat
Há quatro principais agentes transportadores:
A gravidade, que forma o solo coluvionar;
A água, que forma o solo aluvionar;
O vento, que forma o solo eólico;
As geleiras, que formam o solo glacial.
1.1 - SOLO COLUVIONAR
O solo desprende-se e cai por gravidade para o sopé da montanha. O tálus é um exemplo de solo coluvionar embora seja mais granular que o colúvio tradicional.
1.2 - SOLO ALUVIONAR
A água é o mais efetivo agente transportador. Geralmente o solo é transportado de montanhas ou regiões mais altas pelos rios e enxurradas. As partículas vão se depositando de acordo com seu diâmetro a medida que a velocidade de escoamento da água diminui. Desta forma a água é um agente transportador bastante seletivo sendo comum nas embocaduras dos rios solos muito finos cujas partículas (colóides) se depositaram devido a formação de flóculos pela ação da água do mar.
Um grave problema do mundo moderno são as enchentes. O escoamento superficial das águas, agindo como agente de erosão e transporte, contribui para aumentar o problema provocando o assoreamento dos rios. Deve-se registrar que a ação antrópica ligada ao desmatamento, é a causa principal do assoreamento.
1.3 - SOLO EÓLICO
A força dos ventos pode transportar partículas de solo por centenas de quilômetros de distância (há registros de transporte de grãos de areia pelo vento do Saara até a Inglaterra, ± 3200 Km). A deposição deste material pode acarretar graves problemas de soterramento dos prédios e na fertilidade do solo.
No Brasil, felizmente as condições não favorecem ao surgimento de ventos com grande intensidade, mesmo assim, há o registro de uma intensa deposição eólica na vila de Itaúna, no Espírito Santo, que soterrou cerca de 100 residências, a igreja local e o cemitério. As dunas da região chegam a 30 m de altura. A Lagoa dos Patos necessita de um serviço contínuo de dragagem para evitar seu assoreamento por partículas trazidas