Resitencia dos solos
Solo argiloso é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.
A resistência de uma argila depende do índice de vazios em que ela se encontra, que é feito das tensões atuais e passadas. As argilas se apresentam pela sua baixa permeabilidade, as argilas sedimentares formam-se sempre com elevados índices de vazios baixos estes são consequentes de um pré- adensamento.
Comparação entre o comportamento das areias e das argilas
O comportamento das argilas normalmente adensadas é bastante semelhante ao das areias fofas: lento acréscimo de tensão axial com a deformação e diminuição de volume durante o carregamento.
O comportamento de argilas confinadas a tensões significativamente menores do que a tensão de pré-adensamento é bastante semelhante ao das areias compactas. O que diferencia efetivamente o comportamento dos dois materiais é a compressibilidade perante as tensões confinantes.
A resistência de uma argila caracteriza-se somente por um ângulo de atrito e é expressa pela Equação:τ = σ . tg . φ Envoltórias de resistência de argilas
Uma argila em estado natural sempre apresenta uma tensão de pré-adensamento. A envoltória de resistência é uma curva ate a tensão de pré-adensamento, e uma reta, cujo prolongamento passa pela origem, acima desta tensão. Valores Típicos de Resistência de Argilas
Caracteriza-se pelo ângulo de atrito interno efetiva. O seu valor é variável conforme a constituição da argila, mas se observa que ele é tanto menor quanto mais argiloso é o solo.Por outro lado, o interceptor de coesão é tanto maior quanto maior a tensão de pré-adensamento do solo.
Resistência Solo Arenoso Os solos arenosos são compostos de minúsculos pedaços de pedras com 0,05 a 2 mm de diâmetro, e possuem uma textura pedregosa. Esse solo é o mais leve de todos e, portanto, fica sujeito à erosão tanto pela água