Trabalho Solos Moles
Estes, são solos que necessitam de cuidados maiores do que outros solos devido sua resitencia quando são colocados a carregamento, fazendo o engenheiro Civil aperfeiçoar técnica aprimioradas para adptação do solo em questão. Assim são usadas várias técnicas para que este solo não atinja de maneira maléfica a contrução, a qual será apoiada a fundação da estrutura. Entre as técnicas, estão o geodreno que atua no solo com um drenante, solo cal, que pode ser aplicados em praticamente todos os solos e a injeção de consolidação que atua na consolidaçao do sistema.
Mas para de fato fazer a melhor escolha de ténicas aplicadas nestes tipo de solos, são analisadas varias caracteristicas deste como: tipo de solo, acessibilidade do material, custo menor de mão de obra, tudo visando maneiras mais viaveis/economica para o trabalho neste solo.
Um solo mole, é um solo que apresenta baixa resistencia, sendo assim, apresenta grande incidente a deformação e instabilidade devido ai recalque. Recalque, na área da Engenharia Civil, significa um fato que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo(diminuição dos seus vazios) sob sua fundação. É um desnivelamento de uma estrutura, piso ou terrapleno, devido à deformação do solo. Estes solos geralmente são compostos de solos argilosos em grande parte, fazendo com sejam compressiveis, mais sujeitos ao recalque. Esses solos também apresentam pouca permeabilidade fazendo que a agua retenha mais. Estes aspecto não é de fato, tão interessante no ramo da Engenharia Civil, pois pode comprometer parte da construção tanto na fase de andamento, quanto no seu término.
A aplicação de geodrenos pode resolver o problema, pois a agua contida no solo faz com que seu recalque seja