Anteprojeto "Condições de trabalho e atuação dos pedagogos"
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
SELEÇÃO MESTRADO/2015ROHAMA VEZETIV ARRUDA
Condições de trabalho e realização profissional na atuação de pedagogos (as)
Pré-projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado/IE/UFMT – campus de Cuiabá, Linha de Pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, como requisito para Processo Seletivo 2015. Cuiabá-MT Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Há décadas, na história da Educação, que professores buscam e lutam por seus direitos. É sabido que nem todos os direitos almejados foram ainda alcançados completamente devido a questões políticas, econômicas e sociais. Constata-se então, por todo país, uma situação preocupante de profissionais com indignação, desmotivação, baixo rendimento profissional, desistência, entres outros. Estes fatores refletem na prática/atuação de cada pedagogo, que gradativamente fazem com que os resultados sejam insatisfatórios.
Enfatiza-se nessa pesquisa as condições de trabalho no processo de trabalho do pedagogo, que se baseiam em todo e qualquer tipo de apoio necessário. Envolvendo também os aspectos (considerados condições para uma realização profissional): afeto e afetividade e a atuação do pedagogo e afetividade.
Pretende-se investigar então por meio de pesquisa empírico-bibliográfica e entrevistas qualitativas e quantitativas, o índice de professores que sofrem com fatores que prejudicam um trabalho eficaz e sua realização profissional, e também quais são os fatores. Serão investigados pedagogos (as) atuantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Educacional.
A relevância em se discutir o tema na linha de pesquisa de formação docente e práticas pedagógicas, está baseada no conhecimento dos efeitos das condições em que os trabalhadores exercem suas atividades sobre eles próprios e sobre os resultados almejados. Ainda envolve a complexidade do que é ser pedagogo (a) para que o(a) mesmo(a) possa