Funcionamento Terrometro
O terrômetro é um instrumento utilizado para medir a resistência do solo, podendo medir tanto a resistência do aterramento quanto as tensões que são geradas por correntes parasitas no solo. Ele é normalmente utilizado em áreas industriais, edifícios, residências e outros tipos de construção, para a verificação do nível de aterramento terreno e suas condições para construção e utilização.
Esse equipamento apresenta dois modos de funcionamento, o “push-on”, no qual ele é ligado e desligado através de uma chave, e o modo automático, no qual um relógio digital desliga o aparelho após cinco minutos, não havendo assim a necessidade de comandos manuais.
Ele é normalmente transportado em uma maleta que serve tanto para facilitar seu transporte, quanto para protegê-lo, visto que, por ser um aparelho de precisão ele deve ser bem conservado para que não haja danos à sua vida útil.
Antes de utilizar o terrômetro é importante seguir algumas regras de conservação e manuseio, como verificar se as pilhas estão corretamente encaixadas, se a graduação está na função adequada à tarefa, respeitar as escalas de medição, não utilizar o instrumento em áreas com circuito elétrico ativo, não o deixar por um longo intervalo de tempo exposto ao sol, retirar as pilhas quando ele não estiver sendo utilizado, evitar contato direto com o solo submetido à medição pelo terrômetro e usar calçados com poder de absorção e proteção contra correntes elétricas.
Para realizar a medição da resistência da terra é necessário seguir os seguintes passos:
1. Fixe as hastes na terra, com uma distância de cinco á dez metros uma da outra alinhadamente. Atente para a consistência da terra. Ela deve estar úmida para que não oscile durante a medição.
2. Faça a conexão do pino verde do cabo de haste no borne E do terrômetro, ligue o