Elementos do Grupo I e II
1 – IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO FUNCIONAL ÉSTER
Os Ésteres são compostos orgânicos que apresentam fórmula geral R − COO – R’ são caracterizados pelo grupo funcional:
R e R`, são radicais orgânicos, veja o exemplo:
O grupo funcional (COO) presentes em cadeias carbônicas dá ao composto a classificação de éster.
Etanoato Metila ou Acetato de Metila
Observe que os elementos Oxigênio estão ligados a Carbono
2 – REGRAS DE NOMENCLATURA DOS ÉSTERES
A IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) estabelece que a nomenclatura oficial dos compostos pertencentes a esse grupo deve seguir a seguinte regra:
Exemplos:
3 – PROPRIEDADES FÍSICAS
A presença de um grupo carbonila ( C=O) confere aos ésteres caráter polar. Os ésteres mais baixos são líquidos incolores voláteis e tem cheiro agradável, sendo por isso utilizados frequentemente na preparação de perfumes e essências artificiais. À medida que a massa molecular aumenta eles vão se tornando líquidos viscosos (óleos vegetais e animais) e os de massa molecular muito elevada são sólidos (gorduras e ceras). Por não formarem ligações de hidrogênio, os ésteres têm pontos de ebulição menores que os dos álcoois e ácidos de igual massa molecular, pelo mesmo motivo, são insolúveis em água.
Tabela 1: Ésteres que fazem parte de algumas essências naturais de frutas:
4-PROPRIEDADES QUÍMICAS
Normalmente o grupo C=O não sofre qualquer modificação permanente no decorrer da maioria das reações e, por consequência, aparecem intactos nos compostos resultantes. A sua presença, no entanto, determina o comportamento químico dos ésteres, assim como o dos demais derivados dos ácidos carboxílicos. A reação mais características dos ésteres é a hidrólise, que fornece como produtos um álcool e um ácido carboxílico.
4.1) Hidrólise
É uma reação química, em que um dos reagentes é a água. Através desta reação grandes moléculas como os lipídios, por exemplo,