Trbalho
INTRODUÇÃO
A ginástica aeróbica é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos complexos de forma contínua e com alta intensidade. Originada da dança, a ginástica aeróbica utiliza-se a música, interpretando-a. Os movimentos aeróbicos são combinações de passos básicos e movimentos executados de forma consecutiva, respeitando a característica da música para assim criar seqüências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de movimentos de alto e baixo impacto.
Os exercícios aeróbicos foram estudados nas décadas de 60 e 70 pelo Dr. Keneth Cooper que comprovou sua eficiência por suportar esforços durante períodos prolongados e tinha por finalidade a conservação da saúde e o aumento do rendimento. Trazida para o Brasil no início da década de 80 com o nome de Ginástica Aeróbica, esta atividade foi rapidamente difundida pelas academias de todo o país. Nesta mesma época já se criavam as primeiras competições e organizações internacionais que as regulamentavam.
Um exemplo de ginástica aeróbica é o Body Pump realizado com barras e anilhas misturando ginástica e musculação. Começando geralmente com um aquecimento e em seguida o aluno é instruído a praticar uma série de exercícios incluindo agachamentos, flexões e extensões, levantamentos e abdominais e finalizando com alongamento. A atividade é focalizada em técnicas de levantamento de peso utilizando desde cargas leves a cargas moderadas e altas repetições. Começando com barras de apenas 1,4 kg, com o progresso o aluno adiciona carga na barra. A aula de Body Pump tem a duração de 60 minutos trabalhando cada grande grupo muscular, em uma mesma sessão. Os exercícios são acompanhados por aproximadamente 10 músicas, sendo que cada uma trabalha uma região do corpo. Cada parte da aula é pré-coreografada com sua parte específica de música e dura em torno de 4 a 6 minutos. As rotinas permanecem iguais durante 3 meses para permitir que o aluno alcance o grau de excelência na execução dos exercícios, o que não seria possível