Trbalho
Resumo
A análise do clima nas organizações é uma prática cada vez mais adotada pelas empresas em busca de um ambiente cada vez mais humano com o enfoque nos recursos humanos como fator orgânico. Esta tendência se sobressai quando a levamos para o campo dos serviços públicos. Os serviços públicos no Brasil vem construindo ao longo do tempo uma imagem característica de ineficiência voltada à sua própria composição, em sua própria estrutura. Passamos hoje por uma conjuntura de dinamização dos processos de produção de bens e serviços corroborando a idéia de desburocratização do serviço público em prol de uma máquina mais ágil, e eficaz. Este trabalho tem como objetivo o levantamento de referencial teórico e conseqüente análise do clima orgazanicional como fator motivacional preponderante entre a boa prestação de serviços e a má prestação de serviços. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e se baseou em dados obtidos na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Andradina-SP.
Palavras-chaves: Clima. Motivação. Liderança.
Introdução
A questão do relacionamento humano nas organizações existe há muito tempo, desde a revolução industrial por volta do século XVIII o homem vem passando por modificações que cada vez mais impactuam no processo produtivo. Com a revolução industrial o modelo antigo de produção foi deixado pra trás em detrimento de um novo conceito de produção em massa, sendo necessário um contingente muito maior de recursos humanos para suprir a demanda de produção. Foi aí então que surgiu a necessidade da administração não apenas do processo produtivo, comprar matéria prima, processá-la e vendê-la, mas sim o gerenciamento das pessoas envolvidas no processo.
Grandes teóricos como Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol trouxeram contribuições grandiosas quanto aos conceitos Cientificistas e