manuten ao aterramento
INTRODUÇÃO 2
MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ATERRAMENTO 3
ESQUEMAS DE ATERRAMENTO 5
PARA MEDIR A RESISTÊNCIA DA TERRA 10
PARA MEDIR A TENSÃO DA TERRA 11
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho é abordado um tema pouco usual que seria, manutenção em sistema de aterramento. Os métodos de aterramentos que serão abordados são os mais utilizados no sistema de aterramento. A escolha do esquema de aterramento determina as medidas a serem tomadas para a proteção das pessoas contra o risco de contatos indiretos.
Se necessário, vários esquemas de aterramento podem existir na instalação. A manutenção tem que ser feita de modo a garantir um bom funcionamento do sistema de aterramento. Os tipos de equipamentos como terrômetro e megômetro utilizados em testes de isolação e medição de aterramento. Como também os materiais utilizados nesse processo.
MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ATERRAMENTO
SISTEMA DE ATERRAMENTO: Sistema formado por um ou mais eletrodos de aterramento que possuam ligação (intencional ou não) e que interagem eletricamente.
TERRA: Massa condutora de solo que envolve o eletrodo de aterramento.
ELETRODO DE ATERRAMENTO: Elemento condutor metálico ou conjunto de elemento condutores interligados, em contato direto com a terra de modo a garantir a ligação com a terra.
CONDUTOR DE LIGAÇÃO: Condutor empregado para conectar o objeto a ser aterrado ao eletrodo de aterramento ou para efetuar ligação de dois ou mais eletrodos.
ELETRODOS DE ATERRAMENTO ISOLADOS: Eletrodos de aterramento suficientemente distantes uns dos outros para que a corrente máxima susceptível de ser escoada por um deles não modifique sensivelmente o potencial do outro.
ELETRODOS DE ATERRAMENTO INTERLIGADOS: Eletrodos de aterramento que possuam ligação (intencional ou não) e que interagem eletricamente.
Não