Resistência interna de uma Fonte
Resistência interna de uma Fonte
Resistência Interna de uma Fonte
2º Turma Química Industrial
Sumário
Resumo
Nesta prática através do circuito contendo um reostato, uma fonte, uma resistência. Calculamos a resistência interna de uma fonte, para o calculo variamos a resistência do reostato e construímos um gráfico da diferença de potencial do reostato em função da corrente no circuito.
Introdução
Fontes de tensão e de corrente ideais são fontes que fornecem os valores determinados de tensão ou de corrente independentemente da carga à qual forem ligadas. É possível construir sistemas retroalimentados que percebam mudanças na carga e modifiquem os parâmetros físicos da fonte de forma a manter sua saída constante, embora tais sistemas tenham uma limitação no que diz respeito à velocidade das mudanças às quais ele pode responder.
Considere o circuito da figura 1 composto pela bateria e o resistor. Nesse caso a tensão aplicada pela fonte U é igual à tensão sobre o resistor UR e a corrente gerada I é a corrente que atravessa o resistor IR. Ou seja, U/I = R. De que maneira U e I mudam quando a resistência R muda?Antes de tudo, observe que pelo menos uma das grandezas tem de mudar, se a resistência e, portanto a razão entre elas mudar. Em geral, num caso real, ambas as grandezas mudam. Há dois casos ideais, extremos, nos quais apenas uma das grandezas muda que muitas vezes podem representar bem uma fonte real. Esses casos são: Fonte ideal de tensão:
UR = U = constante
IR = I = U/R Fonte ideal de corrente:
IR = I = constante
UR = U = RI
Por exemplo, a bateria usada na atividade 1 dificilmente poderia ser considerada uma fonte ideal de tensão. Por outro lado, isso seria possível para uma bateria nova e sem uso, se estivesse conectada a um resistor de resistência alta. As fontes reais são classificadas como fontes de tensão ou fontes de corrente conforme se