DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UM VOLTÍMETRO E UM AMPERÍMETRO CC
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Projeto em Engenharia Eletro/Eletrônica
São José dos Campos – SP
Abril 2013
PRÁTICA 6 – DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UM VOLTÍMETRO E UM AMPERÍMETRO CC
Objetivos: 1. Medir a resistência interna de um voltímetro e um amperímetro CC; 2. Determinar a constante característica de um voltímetro CC.
Material Utilizado: - Fonte de tensão CC; - Kit de montagem com resistores fixos e fios; - Voltímetro CC; - Amperímetro CC.
Introdução Teórica:
Uma fonte de tensão ou gerador de tensão é qualquer dispositivo ou sistema que gere uma força eletro motiva entre seus terminais ou derive uma tensão secundária de uma fonte primária de força eletro motiva. Uma fonte de tensão primária pode suprir (ou absorver) energia a um circuito, enquanto uma fonte de tensão secundária dissipa energia de um circuito. Um exemplo de fonte primária é uma bateria, enquanto um exemplo de fonte secundária é um regulador de tensão. Em teoria de circuitos elétricos, a fonte de tensão é o dual de uma fonte de corrente.
Considera-se que um gerador de tensão ideal é aquele que gera tensão sempre constante, independentemente da corrente por ele fornecida ao circuito. Nesse caso, a impedância interna do gerador é nula.
Entretanto, para um gerador de tensão real, há desvios das caracerísticas ideais, uma vez que os elementos que o formam apresentam diversos tipos de perdas, sendo a mais importante a perda por efeito Joule. O gerador de tensão real pode ser modelado associando-se a perda por efeito Joule a uma resistência interna Ri em série com o gerador ideal E. Se nenhuma carga é ligada ao gerador, não há queda de tensão na resistência interna, pois não há corrente elétrica, sendo a perda nula:
Parte Prática:
PARTE 1: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UM VOLTÍMETRO CC
PRIMEIRO MÉTODO
(a) Mantendo a